COMO CONTROLAR O FOGO EM CHURRASQUEIRA À CARVÃO

05/04/2019

Chur carvão

Como controlar o fogo em sua churrasqueira à carvão?

Todo mundo se acha o cão chupando manga na hora de fazer churrasco, mas muitas vezes, quando os convidados vão comer, a carne está meio estranha, meio mal assada ou assada demais, queimada ou simplesmente arruinada. Dá até uma dor no coração ver uma peça linda de contrafilé, bem cortada e temperada, toda seca na sua frente.

E o pior é que, em grande parte das vezes, a culpa nem é do churrasqueiro (ou seria?), mas de um carvão mal controlado (sim, então a culpa é do churrasqueiro mesmo). Manter as chamas na temperatura certa, inteiramente dispersas pela área da churrasqueira, na distância correta acaba sendo tão difícil quanto saber o ponto certo de tirar a carne.

Então, vão aí algumas dicas que você já devia saber, se é daqueles que se mete a ser o bonzão da churrasqueira.

A altura da carne

Simples, rápido e fácil. Pedaços pequenos mais perto do fogo, pedaços grandes mais afastados. Pronto. Vai fazer algumas postas de picanha? (bifes nunca!). Então será na grelha, a apenas 15cm do fogo. Uma costela? Sem problemas! Espete a bichinha e coloque lá em cima, para assar por muito tempo, bem devagar. A 40cm do fogo está bom. Peças médias ficam no meio, em torno de 25 centímetros das brasas.

Afaste-se das chamas

É tão comum os churrasqueiros de araque fazerem fogo e jogarem a carne em cima das labaredas, dizendo que estão fazendo carne mal passada ou coisa assim, quando na verdade estão é queimando a carne por fora e deixando ela crua internamente. E isso não é carne mal passada, é chacina! Deixe as labaredas abaixarem, asse usando somente as brasas.

Separe o carvão

Deixe sempre algumas pedras de carvão extras dentro da churrasqueira, em um canto separado do fogo, para que você possa ir adicionando e controlando os pontos onde a temperatura baixou. Mas cuidado para não colocar muito carvão de uma vez, pois isso irá abafar o fogo e acabar por esfriar a churrasqueira. Adicione o carvão aos poucos, afundando cada pedrinha nas brasas.

Sua mão controla a temperatura

Quer ver se a temperatura está boa para assar? Coloque a mão no fogo. Só um pouco, calma. Não vá enfiando a mão dentro das chamas, é só pra deixá-la na altura da grelha, a uns 15 cm das brasas. Comece a contar os segundos até quando ficar muito quente e você precise tirar a mão.
Aguentou 2 segundos e já precisou tirar a mão? O fogo está quente demais, espalhe as brasas um pouco mais. Aguentou mais de 8 segundos e nada? então está muito baixo. Coloque mais carvão e levante esse fogo. O ideal para assar é suportar o calor por aproximadamente 5 ou 6 segundos apenas. Daí é só repetir esse processo em diversos pontos da churrasqueira, para ter um calor por igual.

Aí sim, agora que você já pode controlar bem o fogo, fazer a carne vai ser bem mais fácil. Vai lá e use essas técnicas. O dia de hoje está propício para uma carninha, não está?

FILÉ DE PEIXE ASSADO NO FORNO

04/04/2019

FILÉ DE PEIXE ASSADO NO FORNO

 Aprenda a fazer um delicioso filé de peixe assado no forno. Além de ser um prato super saboroso, faz muito bem para a saúde, por ser uma carne magra e rica em ômega 3.
O peixe é um alimento que deveria ser muito mais consumido pela população. Algumas pesquisas mostram que o brasileiro só consome pouco mais da metade da quantidade de peixe recomendada por ano. A média é um consumo de 9 quilos ao ano, enquanto a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de 12 quilos. As pesquisas mostram que a região que mais consome peixe é a região Norte. Esta região até consome mais do que a média brasileira (cerca de 17 quilos por ano). E a região que menos consome peixe é a região Sul, que não chega a consumir nem 2 quilos por ano.

Essa carne deveria ser mais consumida por fazer muito bem para a saúde. É uma excelente fonte de proteína, além de ser uma carne magra. Outro grande motivo para consumir peixe é a quantidade de ômega 3 presente na carne. O ômega 3 é uma gordura insaturada que ajuda a reduzir a quantidade de colesterol no sangue.

Mas os especialistas orientam que o consumo do peixe deve ser assado, cozido ou grelhado. O peixe frito, além de perder muitos dos seus nutrientes, concentra uma grande quantidade de gordura ruim, que pode entupir as veias e causar doenças cardiovasculares, além de aumentar o colesterol.

Por isso, vamos ensinar uma deliciosa receita de filé de peixe assado no forno, que vai agradar toda a família e você ainda pode fazer para receber visitas para o almoço ou jantar.

Filé de Peixe Assado no Forno – Receita

Ingredientes

  • 500 g de filé de peixe (pode ser tilápia, saint peter ou outro)
  • 4 batatas grandes descascadas e cortadas em rodelas de meio centímetro de espessura
  • 2 tomates bem picadinhos
  • 1/2 pimentão (se for grande, se for um pimentão pequeno, pode ser 1 inteiro – vai do gosto também)
  • 1 cebola média picada em cubos
  • 1 colher (de sopa) cheia de alcaparras
  • Cheiro verde a gosto
  • Coentro a gosto (opcional)
  • 1/2 colher (de sopa) de sal
  • 1 dente de alho espremido
  • Azeite a gosto

    Se desejar, pode adicionar azeitonas à receita

Modo de Fazer

Comece temperando o filé de peixe. Use apenas sal e alho para temperar e reserve. Em outra vasilha, misture o tomate, a cebola, o pimentão e as alcaparras e tempere com um pouco de sal. Junte também o cheiro verde e o coentro, se quiser. Misture bem e reserve.

Unte um refratário com o azeite e cubra toda a superfície com as batatas em rodelas. Por cima das batatas, espalhe os filés de peixe. Coloque sobre as camadas a mistura de tomate, cebola e pimentão que já está reservada. Espalhe sobre todos os filés.

Regue a receita com bastante azeite e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 30 a 40 minutos. Você saberá quando está pronto quando o líquido que se forma no fundo da assadeira secar e o peixe estiver dourado.

Retire do forno e sirva imediatamente. A receita pode ser acompanhada de arroz branco, ou arroz integral, para ficar ainda mais light. Faça também uma salada de folhas verdes temperada com limão e azeite.

MOELAS DE FRANGO COZIDA

04/04/2019

MOELAS DE FRANGO COZIDA

Ingredientes:

1 kg de moelas limpas
5 dentes de alho picados
2 cebolas médias picadas
3 colheres (sopa) de óleo
3 tomates maduros picados
pimenta a gosto
sal a gosto
2 colheres (sopa) de mostarda
Salsa picada a gosto

Modo de Fazer:

Na panela de pressão frite a cebola e o alho no óleo. Acrescente as moelas e frite mais um pouco. Junte os tomates, a pimenta, o sal e a mostarda. Acrescente água para o cozimento (até a altura delas) e tampe a panela. Cozinhe por aproximadamente 25 minutos após começar a chiar. Verifique se ficaram macias, se sobrar muito caldo ferva um pouco para reduzir e por último acrescente a salsinha picada.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


AutoDJ

Popular Mix

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Anderson Freire

Raridade

02.

Bruna Karla

Advogado Fiel

03.

Aline Barros

Casa do pai

04.

Anderson Freire

Acalma o meu coração

05.

Aline Barros

Ressuscita-me

Anunciantes